top of page

P&D de tecnologias + eficientes e políticas públicas que incentivam a produção de biogás no Brasil

O biogás é uma fonte de energia limpa e renovável que apresenta diversos benefícios econômicos, ambientais e sociais. No entanto, para aproveitar todo o seu potencial, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e em políticas públicas que incentivem a sua produção e consumo.


No Brasil, existem diversas leis e incentivos que visam estimular a produção e consumo de biogás. Dentre elas, podemos destacar:

  1. Lei nº 11.097/2005: Esta lei estabelece a obrigatoriedade de adição de biocombustíveis na matriz energética brasileira, incluindo o biogás.

  2. Lei nº 12.305/2010: Esta lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

  3. Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA): Este programa, criado em 2002, tem como objetivo incentivar a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, incluindo o biogás.

  4. Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB): Este programa, criado em 2004, tem como objetivo estimular a produção e uso de biodiesel no país, incluindo o biodiesel produzido a partir do biogás.

  5. Programa de Eficiência Energética da ANEEL: Este programa tem como objetivo incentivar a adoção de medidas de eficiência energética pelos consumidores, incluindo a utilização do biogás como fonte de energia.


Além dessas leis e programas, o governo brasileiro tem investido em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para a produção e utilização do biogás. Uma das iniciativas mais importantes é o Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), coordenado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo desenvolver tecnologias mais eficientes para a produção de biocombustíveis a partir de biomassa.


No entanto, ainda há desafios (confira nosso post sobre os desafios e oportunidades) a serem enfrentados para a ampliação da produção e consumo de biogás no Brasil, como a falta de incentivos financeiros e a falta de infraestrutura adequada para a produção e distribuição de biogás. É fundamental que o governo e a sociedade civil trabalhem em conjunto para superar esses desafios e aproveitar todo o potencial dessa fonte de energia limpa e renovável.




Equipe de marketing | M Lima Engenharia


10 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page