top of page

M Lima Engenharia é destaque no segmento de Biogás em Campinas e São Paulo

M Lima Engenharia, startup sediada no Parque Tecnológico da Unicamp, fundada há pouco mais de um ano, tem se destacado no segmento de Biogás na região de Campinas e São Paulo apesar do pouco tempo de atuação.


O foco da empresa se concentra na prestação de serviços de consultoria para a indústria, principalmente de Biogás, e na construção de máquinas e equipamentos customizados. Sua atuação também se estende aos segmentos de consultoria de processos industriais, têxtil, alimentício, ambiental, sanitizantes, fármacos e cosméticos. De forma geral, as soluções apresentadas pela empresa englobam:

  • Projeto, simulação e construção de máquinas e equipamentos

  • Padronização de processos industriais e desenvolvimento de produto

  • Automação industrial e agroindustrial

  • Pesquisa e desenvolvimento em biodigestão anaeróbia

  • Projeto básico, mecânico e executivo de equipamentos

  • Consultoria de engenharia do proprietário

  • Desenvolvimento de software

  • Treinamentos in company


A empresa atua de forma integrada, realizando todo o projeto básico, mecânico e executivo do equipamento, englobando as etapas de: dimensionamento, elaboração de projeto 2D e 3D, simulação, construção e automação.


Os projetos são executados por engenheiros especialistas em dimensionamento, construção e automação de tanques, caldeiras, vasos de pressão, esteiras, reatores e biorreatores. Tudo isso utilizando softwares para projetar em 2D e 3D, além de usar métodos estatísticos e inteligência artificial para predição, simuladores computacionais e hardwares como Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), microcontroladores e Interface Homem Máquina (IHM) para automação em geral.


“A M Lima Engenharia surgiu da necessidade que eu identifiquei dentro da universidade, enquanto era estudante de Mestrado, da construção de máquinas e equipamentos personalizados para o desenvolvimento de pesquisas científicas aplicadas”, relata Brenno Lima, CEO da M Lima Engenharia, sobre a motivação por trás da fundação da empresa.


No seu horizonte de crescimento, a M Lima Engenharia declara que almeja “ser reconhecida como empresa líder no segmento de serviços de consultoria e customização de equipamentos para a indústria, em especial do Biogás, garantindo qualidade no atendimento e prestação de serviços, segurança e credibilidade na execução e entrega dos projetos, alcançando assim a satisfação dos nossos clientes.”

Entre as soluções exclusivas que a empresa oferece para a indústria de Biogás apresentam-se abaixo:



Stirred

(reator CSTR)

M Lima Flow

(medidor de vazão de gás)

Plug

(reator de leito fixo)


O Stirred, da linha de equipamentos M. Lima Bio, é um reator CSTR (biorreator) que pode ser utilizado para digestão anaeróbia, focando na produção de biogás e tratamento de efluentes, podendo ser aplicado tanto para substratos líquidos como sólidos, e de maneira conjunta, em co-digestão.


O M Lima Flow (medidor de vazão de gás) foi projetado para medição volumétrica das menores quantidades de gás com taxas de fluxo ultra baixas, sendo adequado para medição de todos os gases inertes e levemente corrosivos, como biogás. Ele é desenvolvido com tecnologia 100% nacional e de baixo custo.


O Plug, da linha de equipamentos M. Lima Bio, é um reator de leito fixo (biorreator) que pode ser utilizado para digestão anaeróbia, focando na produção de biogás, que oferece a possibilidade de tratamento de efluentes líquidos.


Além desses equipamentos, a M Lima Engenharia também desenvolveu, a partir de pesquisas em parceria com a Unicamp, duas soluções exclusivas que auxiliam no processo de biodigestão anaeróbia: 1. Suplementação de vitaminas e micronutrientes; 2. Alcalinizante.


Nas imagens: Suplementação de vitaminas e micronutrientes e sachê Alcalinizante


A suplementação de vitaminas e micronutrientes, em cápsulas, estimula o processo de digestão anaeróbia e consequente aumento da produção de metano (CH4) no biogás. Já o alcalinizante é um produto de fácil aplicação, que tem o intuito de aumentar o pH do meio de digestão anaeróbia, focando na produção de metano (CH4), desenvolvido considerando as melhores proporções de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos para regulação do pH e também manter o poder tampão do processo, evitando mudanças de pH e consequentes alterações nas rotas microbianas.


Em resumo, os diferenciais da M Lima Engenharia incluem:

  • Projeto e criação de produtos e equipamentos customizados

  • Dimensionamento de processos e equipamentos

  • Projeto em 2D e 3D

  • Garantia de 24 meses

  • Entrega com todos os laudos técnicos

  • Simulação em software exclusivo desenvolvido pela empresa

  • Equipamentos 40% a 60% mais econômicos do que os da concorrência

  • Fabricação própria das placas PCB

  • Desenvolvimento de um software próprio de controle operacional dos reatores à distância, disponível também na versão web


Para solicitar um orçamento e/ou contratar os serviços da M Lima Engenharia, basta entrar em contato pelas redes da empresa:


Site: www.mlimaengenharia.net

E-mail: contato@mlimaengenharia.net

Whatsapp: (19) 98272-8592

Facebook: M. Lima Engenharia

Instagram: @m_limaengenharia

LinkedIn: M Lima Engenharia


11 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page